5 das perguntas mais frequentes sobre o blockchain respondidas
Nos últimos meses, a tecnologia blockchain dominou as notícias.
No entanto, se você for como muitos outros, talvez não consiga entender o que está sendo dito completamente.
Na verdade, de acordo com as últimas pesquisas, o blockchain é uma das tecnologias emergentes mais complexas que existem hoje.
Embora ainda seja uma tecnologia relativamente nova, o blockchain é aquele que pode moldar dramaticamente a forma como as empresas e os profissionais de marketing trabalham em um futuro não muito distante.
O blockchain foi definido pela primeira vez no código-fonte do Bitcoin e é a base subjacente para todas as transações de criptomoeda.
Bitcoin foi inventado em outubro de 2008, quando Satoshi Nakamoto publicou um white paper intitulado Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System.
O código para blockchain foi lançado como código aberto em janeiro de 2009.
Na última década, blockchain, a tecnologia que executa o Bitcoin, se tornou uma das tecnologias mais significativas e inovadoras da atualidade, com o potencial de ter um tremendo impacto em todos os setores de financeiro a educacional, à manufatura.
Atualmente, o Bitcoin é apenas um dos vários aplicativos que utilizam a tecnologia blockchain.
Foi uma década impressionante de transformação para a tecnologia, sem sinais de desaceleração nos próximos dez anos.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre o que é blockchain, aqui estão cinco das perguntas mais frequentes sobre a tecnologia respondidas.
Contents
O que é Blockchain?
O blockchain é meramente um método digital de manutenção de registros de transações econômicas ou, em termos gerais, é um livro-razão digital.
O que o diferencia de qualquer outro sistema de manutenção de registros digitais é a segurança.
Embora os dados gravados no blockchain possam ser vistos abertamente por todos dentro de uma determinada rede, ninguém é capaz de editar ou deletar registros existentes.
Você pode pensar nisso como uma planilha pública gigante e compartilhada que só pode ser atualizada com a solução de um problema matemático complexo.
Se um novo arquivo precisar ser adicionado ao blockchain, um problema matemático complexo deve ser resolvido.
Para resolver a criptografia, o poder de computação é usado onde uma máquina usa seus recursos para minerar a resposta ao problema.
Se este conceito soar familiar, pode ser devido ao fato de que você já ouviu o termo “mineração” antes em um contexto semelhante.
Depois que o computador descobrir uma resposta para o problema criptografado, a solução será verificada por todos na rede.
Se a resposta estiver certa, o novo bloco, com todos os detalhes da transação e outras novas informações é adicionado ao razão; um recibo é gerado como prova, geralmente na forma de um token ou moeda.
Embora existam vários elementos da tecnologia blockchain que a tornam bastante importante, seus dois recursos principais são o registro de transferências de ativos digitais que prova que as transações ocorreram e que a propriedade existe, e a incapacidade de adulterar ou sobrescrever seu livro-razão.
Como o livro razão do blockchain é distribuído para todos dentro da rede, mesmo que uma pessoa consiga falsificar um bloco, a tecnologia mantém várias cópias da versão correta.
Isso significa que a tecnologia pode rejeitar uma entrada falsa como essa porque reconhece que ela não corresponde aos outros registros existentes.
Isso é o que faz tecnologia blockchain tão única.
Embora seja totalmente transparente, também é totalmente seguro.
Além do mais, a distribuição pública de blockchain se presta à descentralização do livro-razão digital.
Isso significa que não há um banco de dados central vulnerável a ataques, o que contribui para a natureza à prova de falsificação da tecnologia.
Como funciona o Blockchain?
Em vez de ter um administrador principal como um banco de dados tradicional, um livro razão digital tem uma rede de bancos de dados replicados que são sincronizados pela Internet e visíveis para qualquer pessoa no sistema.
As redes de blockchain podem ser públicas, como a Internet, onde todos no mundo têm acesso a ela, ou podem ser privadas, onde há uma associação restrita que é semelhante a uma intranet.
Quando uma transação digital é concluída, ela é agrupada com outras transações que ocorreram nos últimos dez minutos.
Eles são agrupados em um bloco protegido criptograficamente que é enviado para toda a rede.
Os mineiros são membros do sistema com altos níveis de poder de computação que competem para validar o transações no bloco, resolvendo problemas codificados complexos.
O primeiro mineiro a responder corretamente ao desafio e confirmar o bloqueio recebe uma recompensa, geralmente na forma de uma moeda ou ficha.
Depois que o bloco de transações é validado, ele recebe um carimbo de data / hora e é adicionado à cadeia em ordem cronológica linear.
Novos blocos que foram confirmados são então vinculados aos blocos mais antigos, formando uma cadeia de blocos que mostra todas as transações registradas feitas no histórico daquele blockchain em particular.
Toda a cadeia é atualizada constantemente para que todos os livros contábeis da rede sejam iguais, dando a cada membro da rede blockchain a capacidade de provar quem possui o quê a qualquer momento.
A natureza descentralizada, aberta e criptográfica dos blockchains permite que os membros da rede confiem uns nos outros e façam transações ponto a ponto, eliminando efetivamente os intermediários.
Ele também traz consigo benefícios de segurança sem precedentes.
A tecnologia Blockchain é segura?
Através do uso de funções hash e carimbos de data / hora, o blockchain fez com que os dados na cadeia não pudessem ser alterados ou adulterados depois de verificados.
Como você não pode sobrescrever os dados em um blockchain, manipular os dados é impraticável, em última análise, protegendo os dados e eliminando os pontos centralizados que os hackers e cibercriminosos costumam visar.
A chave para a segurança do blockchain é que todas as alterações feitas no banco de dados são enviadas imediatamente a todos os usuários para criar um registro seguro e estabelecido.
Todos os usuários da rede recebem uma cópia dos dados, mantendo o banco de dados geral seguro e protegido, mesmo se alguns usuários da rede forem hackeados.
Ao armazenar dados e informações financeiras em uma rede de computadores, fica muito mais difícil para os hackers comprometerem os dados.
Em vez de violar um único servidor, fazer uma transação fraudulenta ou falsificar um saldo em um blockchain só pode ser feito se a maior parte da rede estiver comprometida.
Hackear em um único servidor é extremamente difícil, mesmo para os cibercriminosos mais talentosos.
Ser capaz de comprometer mais da metade dos servidores para falsificar registros no blockchain é praticamente impossível porque para os hackers alterarem com sucesso as informações no blockchain, eles precisariam violar cada nó da cadeia simultaneamente.
A natureza descentralizada e à prova de adulteração tornou a tecnologia blockchain cada vez mais popular além de sua função original pretendida como uma forma de oferecer suporte a transações digitais de bitcoin e está começando a despertar o interesse de várias indústrias que poderiam utilizar blockchain tecnologia para sua vantagem.
Quais são alguns outros aplicativos para Blockchain?
Existem vários outros aplicativos para a tecnologia blockchain que não envolvem a gravação de transações de bitcoin.
De acordo com Sally Davies, repórter do Financial Times, “Blockchain está para bitcoin, o que a Internet está para e-mail.
Um grande sistema eletrônico, sobre o qual você pode construir aplicativos.
A moeda é apenas uma.” Bitcoin é apenas um pequeno aplicativo suportado pelo blockchain.
A tecnologia Blockchain está repleta de possibilidades infinitas.
Pagamentos e criptomoedas
O aplicativo blockchain mais popular é a criptomoeda porque, além de ser o primeiro aplicativo, também possui a mais ampla rede de usuários.
Na verdade, o Bitcoin se tornou tão popular que restaurantes, lojas e bares estão começando a aceitá-lo como forma de pagamento.
Também tem sido usado para lidar com a hiperinflação na Venezuela.
O contrato inteligente que está embutido na criptomoeda da Ethereum permite um uma variedade de negócios ocorrerá automaticamente assim que os termos pré-negociados forem cumpridos.
Trade
O blockchain, assim como as criptomoedas, terão um impacto tremendo nos negócios.
A redução ou remoção de taxas de transação, tempos de verificação mais rápidos e a eliminação de erros tornarão o comércio internacional e doméstico mais fácil do que nunca.
Financiamento colaborativo
O Blockchain mudará drasticamente como as startups e empresas levantam capital.
O Kickstarter, um dos sites de arrecadação de fundos mais populares, permite que quase qualquer pessoa encontre apoio financeiro de um público amplo, em vez dos meios tradicionais, como fundos de capital de risco e bancos.
Eles cobram uma taxa de cinco por cento para usar o serviço.
Com o blockchain, essas taxas serão eliminadas, uma vez que a rede permite a verificação imediata e os contratos inteligentes permitem que as transações sejam concluídas apenas quando um projeto estiver totalmente financiado.
Propriedade e identidade
A tecnologia Blockchain se tornará um dispositivo digital à prova de falhas para todos os documentos essenciais de que você precisa durante sua vida, como registros de nascimento, certidões de casamento e de óbito e comprovante de cidadania.
Além disso, o blockchain também pode ser um sistema de gerenciamento de identidade extremamente seguro.
Ser capaz de verificar sua identidade com precisão é essencial para todas as transações online, mas os dados podem ser vulneráveis a ataques.
O livro-razão descentralizado do blockchain e o endereço único do usuário dificultarão o acesso dos hackers aos seus dados confidenciais.
Cadeia de mantimentos
Graças a blockchain e contratos inteligentes, os varejistas estão começando a usar a tecnologia blockchain para ajudar a simplificar seu processo de cadeia de suprimentos.
Todas as partes da cadeia de abastecimento podem acessar os documentos necessários na blockchain e visualizar eventos de transporte em tempo real.
Uma vez que nenhum indivíduo pode alterar o blockchain sem a permissão dos outros, as informações da cadeia de suprimentos são seguras e precisas.
A transparência do blockchain irá reduzir o tempo de envio, fraude, dinheiro e erros.
Cuidados de saúde
A tecnologia Blockchain permitirá que pacientes, médicos e seguradoras visualizem e atualizem registros médicos de maneira oportuna e segura.
Os médicos também serão capazes de reconhecer indicadores precoces de doenças ou enfraquecimento da saúde, graças à tecnologia blockchain.
Além de salvar vidas, o blockchain também será capaz de reduzir a fraude do Medicare e até mesmo possibilitar o pagamento de procedimentos com base não em taxas predeterminadas, mas em resultados.
Como posso usar o Blockchain?
O livro razão e o recurso de segurança da tecnologia Blockchain destacam significativamente seus benefícios potenciais para empresas que transmitem dados confidenciais e seguros.
No entanto, como o blockchain continua a ser amplamente mal interpretado, além de estar em seus estágios iniciais de desenvolvimento, na maior parte, os casos de uso para a tecnologia permanecem nichos na natureza.
Embora possa demorar até que o blockchain se torne dominante, há certas áreas em que ele pode se beneficiar e ter um impacto nas pequenas e médias empresas (SMB).
Uma SMB que se preocupa em rastrear o movimento de mercadorias na cadeia de abastecimento deve prestar mais atenção às melhorias na tecnologia de blockchain.
Isso é especialmente verdadeiro para empresas onde coisas como trabalho justo ou sustentabilidade ambiental estão envolvidas.
O armazenamento de dados para SMBs é um dos casos de uso em potencial mais significativos para a tecnologia blockchain.
O armazenamento de dados é uma área onde a incapacidade de modificar facilmente o armazenamento baseado em razão torna a tecnologia blockchain superior aos bancos de dados seguros.
Isso é especialmente verdadeiro considerando que as violações de dados recentes são consideradas questionáveis.
A tecnologia Blockchain também mostra grande potencial na área de protocolos de senha.
O blockchain é uma das principais tecnologias para interromper os atuais sistemas fragmentados de gerenciamento de senhas; o outro é vários métodos de biorreconhecimento, como impressão digital e identificação facial.
Se a tecnologia blockchain pode resolver com sucesso o sistema de gerenciamento de senha fragmentado e trabalhar para remediar a situação, as SMBs podem querer considerar o investimento na tecnologia.
Conclusão
Não há dúvidas sobre isso; a tecnologia blockchain vai mudar o comportamento do consumidor em relação à propriedade e segurança.
Com a implementação da tecnologia blockchain, os consumidores se sentirão muito mais seguros tendo um negócio próprio e gerenciando suas informações confidenciais.
Mais e mais empresas se sentirão pressionadas a transferir a propriedade de volta para seus clientes e aqueles que resistirem a essa mudança serão deixados para trás.
Como a tecnologia blockchain ainda está em sua infância, levará muitos anos antes que se torne dominante.
No entanto, é essencial ficar de olho nessa tecnologia emergente à medida que mais e mais empresas começam a desenvolver mais aplicativos de blockchain.
Embora muitos acreditem que a tecnologia blockchain é apenas mais uma moda passageira que desaparecerá no futuro, suas aplicações de amplo alcance irão, de fato, mudar o mundo como o conhecemos.
Seja o primeiro a comentar!