Guerra à ingratidão: 13 Razões para você colocar o poder da gratidão para trabalhar em sua vida AGORA!

Guerra à ingratidão: 13 Razões para você colocar o poder da gratidão para trabalhar em sua vida AGORA!

A ingratidão é uma das barreiras que separam algumas pessoas da gratidão. Eu digo algumas por que ainda existem aquelas pessoas que não são nem gratas nem ingratas, são apenas pessoas não gratas. Mas, claro, tem aquelas que se encaixam perfeitamente no grupo de ingratidão.

Os americanos sabem combater a ingratidão como poucos. Geralmente em torno do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, os americanos entram oficialmente em uma espécie de “alta temporada de gratidão”. Nesse dia eles celebram gratidão por todas as coisas boas em suas vidas.

É uma pena que não existe o dia de Ação de Graças, também no Brasil.

Mas não seria maravilhoso experimentar esse nível de gratidão, alegria, amor e apreço todos os dias do ano?

Você alguma vez já imaginou como esse hábito poderia mudar a sua vida para sempre, se você o desenvolvesse?

O poder da gratidão para aumentar a felicidade é notável e simples de ser aplicado em nossas vidas.

Pode até parecer piegas, mas pesquisas demonstram, claramente, que você pode ser muito mais feliz se cultivar uma “atitude de gratidão”.

Existe muita informação hoje em dia sobre a ciência da gratidão. O que antes era somente conhecimento filosófico e cunho religioso, é provado cientificamente.

Como por exemplo, cientistas como Robert A. Emmons tem provado através pesquisas e testes o poder da gratidão para aumentar a felicidade, reduzir os níveis de estresse e até mesmo acabar com a depressão.

Então como conselho, comece a praticar a gratidão em sua vida o quanto antes.

No entanto, em vez de seguir este conselho cegamente, é importante entender por que e como expressar gratidão, e como a gratidão trabalha para fazer você mais feliz.

Na verdade, há nada menos do que sete razões pelas quais eu aconselho as pessoas a praticar a gratidão. E fazer um esforço consciente para fazer da gratidão uma prática diária. Então nesse primeiro momento vamos declarar guerra à ingratidão.

Veja o que diz alguns filósofos a respeito da ingratidão:

De todos os crimes que a criatura humana é capaz de cometer, o mais horrível e antinatural é a ingratidão.” – David Hume
“A ingratidão é a essência da vilania.” – Immanuel Kant

Contents

Guerra à ingratidão

Guerra à ingratidão: 13 Razões para você colocar o poder da gratidão para trabalhar em sua vida AGORA!

Muito tem se falado sobre o pensamento positivo e como manter uma mentalidade positiva para criar nossa realidade de forma mais agradável. Contudo, como realmente fazer isso, na prática?

É jargão conhecido entre praticantes da lei da atração que “Semelhante atrai semelhante.”

A meu ver, a melhor forma de colocar isso para funcionar, é através da gratidão. Pois assim como não é possível ser ingrato e positivo, não é, de fato, possível ser grato e negativo ao mesmo tempo. A gratidão alavanca a energia positiva, que cria experiências positivas. Enquanto que a ingratidão trena essa energia.

Vamos ver então 7 razões para você começar a praticar a gratidão imediatamente.

1# A gratidão promove a experiência positiva

O pensamento grato promove a degustação das experiências positivas da vida. Saboreando alguns dos dons de sua vida, você será capaz de extrair a satisfação máxima possível de suas circunstâncias atuais.

Talvez você venha se concentrando somente naquilo lhe falta. Você não olha para o que tem agora. Só que ao invés de traçar suas metas e agir para atingir cada uma delas, você fica reclamando e se queixando o tempo inteiro por não possuir o que quer.

Isso é muito comum de acontecer. Mais atitude correta seria reconhecer o que você já tem. E a partir daí buscar mais do que você quer.

Mantenha na mente o pensamento de gratidão até que se torne um sentimento. Reconheça o lado positivo das coisas.

2# Expressar gratidão reforça a autoestima

Apreciar as coisas e pessoas ao seu redor e ser verdadeiramente grato por elas, fortalece sua autoestima.

Quando você percebe o quanto as pessoas têm feito para ou por você ou o quanto você tem feito por elas, você se sente mais confiante.

Infelizmente, para muitas pessoas, vem mais naturalmente se concentrar nos seus fracassos e decepções ou nos deslizes alheios. A gratidão pode ajudá-lo a desaprender esse hábito. Pode permitir que você sinta mais compaixão e tenha mais compreensão.

Em vez de pensar automaticamente em coisas negativas, se depreciar, em resposta a qualquer revés, a prática de gratidão encoraja você, a ver valor em sua vida.

3# A gratidão combate ao estresse

A gratidão ajuda as pessoas a lidar melhor com o estresse e com velhos traumas. Ou seja, a capacidade de apreciar a sua vida, mesmo quando as circunstâncias não são muito agradáveis.

Pode ser um método de enfrentamento adaptativo pelo qual você reinterpreta positivamente as experiências de vida, antes estressantes ou negativos.

Na verdade, memórias traumáticas são menos propensas a vir a superfície quando você cultiva a gratidão. Se você mantém uma pratica regular, os eventos da memórias são menos intensos.

É interessante notar que as pessoas instintivamente expressão gratidão quando confrontados com a adversidade extrema.

Por exemplo, nos dias imediatamente após o 11 de setembro de 2001, que ataques terroristas contra os Estados Unidos, a gratidão foi encontrada como sendo a segunda emoção mais comumente experimentada, logo depois da simpatia.

4# A gratidão reforça o comportamento moral

A expressão de gratidão encoraja o nosso comportamento moral. As pesquisas mostram que as pessoas gratas são mais propensas a ajudar os outros.

Por exemplo, você se torna consciente da bondade de alguém para com você, e você se sente agradecido por isso, muito provavelmente, você se sentir compelido a retribuir o ato de generosidade, e menos propenso a ser materialista ou egoísta.

Você aprecia o que recebeu e tende a querer mais de sua própria generosidade. Mesmo que seja para pessoa que proporcionou o ato de bondade.

5# A gratidão ajuda a construir relacionamento mais conectados

A gratidão pode realmente ajudar a construir laços sociais, fortalecendo as relações existentes e proporcionado novos relacionamentos.

Manter um diário de gratidão, por exemplo, pode produzir sentimentos de maior conexão com os outros.

Vários estudos têm mostrado que as pessoas que sentem gratidão para com outra pessoa, mesmo quando eles nunca expressam diretamente. Elas costumam ter experiências de mais proximidade, mais conexão e consequentemente, relacionamentos de “alta qualidade”.

Como Robert Emmons argumenta, quando você se torna verdadeiramente consciente do valor do seus amigos e membros da família, é provável que você os trate melhor, talvez produzindo uma “espiral ascendente”, uma espécie de retroalimentação positiva, em que as relações forte nos dar algo para sermos gratos, e por sua vez fortifica essas mesmas relações.

Além disso, uma pessoa agradecida é uma pessoa mais positiva, e as pessoas positivas são mais queridas pelos outros e, normalmente, costumam fazer mais amigos.

6# Ser grato evita comparações

Expressar gratidão tende a inibir comparações odiosas com os outros. Se você está realmente grato pelo que você tem, por exemplo, família, saúde, casa é menos propenso a prestar muita atenção no que os outros tem, ou invejar o que os outros têm.

Se você desenvolve o sentimento de gratidão você estará mais ocupado em apreciar o que você tem do que se preocupando com os outros. E nós sabemos viver se comparando com as outras pessoas é uma das principais causas da infelicidade.

Então pare de se comparar com quem quer que seja. Agradeça o que você já tem agora.

7# A gratidão elimina os sentimentos negativos

A prática da gratidão realmente vai te colocar em um outro estado de vibração. O sentimento de gratidão é incompatível com as emoções negativas e pode realmente diminuir ou impedir tais sentimentos como a raiva, amargura, ganância e inveja.

A gratidão dissolve sentimentos negativos, como: a raiva, ciúmes, medo entre tantas outras.

Na verdade, é difícil sentir-se culpado, ressentido ou enfurecido quando você está se sentindo grato. Por outro lado, se você cultiva a ingratidão, você vai vibrar numa energia muito negativa.

Observe uma pessoa que é considerada ingrata, basta ver qualquer pessoa que vive em ingratidão, você vai perceber seu estado negativo.

Ingratidão não serve

Bom, eu não consigo listar nenhum benefício da ingratidão. Mas são muitos os benefícios da gratidão. Certamente, não estão todos listados aqui. Mas se você colocar em pratica a gratidão em sua vida, você colhera enormes resultados em todas as áreas da vida.

Robert A. Emmons, o maior especialista na ciência da gratidão, observou em suas pesquisas e experimento que a prática da gratidão que consiste em anotar bênçãos diariamente, proporcionava resultados noveis em apenas três semanas.

Portanto, experimente praticar a gratidão por 30 dias e depois deixe aqui o resultado de sua experiência.

Se você deseja se aprofundar ainda mais e colocar gratidão para trabalhar em sua vida, eu recomendo que você acesse agora o programa a gratidão transforma.

Gratidão traz mais prosperidade

Gratidão traz mais prosperidade

Gratidão atrai mais coisas boas para sermos ainda mais gratos.

Se eu fosse deixar somente uma mensagem para os meus entes queridos, ela seria para que desenvolvessem a gratidão em um nível molecular.

“Há mais fome de amor e apreciação neste mundo do que de pão.” – Madre Teresa

“Seja grato pelo que você tem, agora, e você vai acabar tendo mais coisas para agradecer. Se você se concentrar no que você não tem, você nunca, nunca tem o suficiente.” – Oprah Winfrey

O reconhecimento é um dos maiores estados emocionais que você pode experimentar. Quando você cultiva a gratidão e apreço, você é capaz de sentir a verdadeira alegria e contentamento, não importa o que você tem ou não tem em sua vida.

E uma vez que a Lei da Atração afirma que semelhante atrai semelhante, quando você é verdadeiramente grato pelo que você já tem, você naturalmente irá atrair mais coisas ou situações pelas as quais você pode ser grato.

No entanto, muitas pessoas acham que a gratidão requer um esforço enorme para ser cultivada diariamente, para desenvolver uma atitude persistente de apreciação.

Isso acontece porque nós fomos culturalmente condicionados a nos concentrar no que nós não temos, em vez de sermos gratos pelo que nós já temos recebido.

Outro fato importante é a ingratidão de pessoas que parecem se acharem auto suficientes. Como se elas não precisassem de ninguém. Isso, simplesmente não é verdade. Você sozinho não vai muito longe.

Mas existem algumas práticas simples capazes de combater esse condicionamento trágico e atrair abundância e prosperidade para sua vida.

6 práticas de gratidão para atrair mais prosperidade

Para ajudar a combater este condicionamento extremamente destrutivo, aqui estão 6 dicas simples para você fugir da ingratidão e fazer a gratidão uma parte natural da sua rotina diária, para que você possa atrair mais prosperidade e abundância em sua vida durante todo o ano, conscientemente.

1# Reserve 7 minutos pela manhã para escrever tudo pelo o que você pode ser grato, hoje.

Começar o dia dessa forma prepara você para ser mais receptivo às bênçãos do universo, e grato por tudo o que seu dia vai trazer para sua vida.

Este hábito também ajuda a cultivar um ar de positividade que faz com que você atraia, naturalmente, mais pessoas positivas – e as inspira a querer ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

A gratidão pode ser entendida como a lei de causa e efeito, que diz: “Toda ação provoca uma reação igual e oposta.”

Em termos simples, quando você realiza a ação de agradecer, o Universo reage na mesma frequência, devolvendo mais motivos para você ser grato.

Então, se você busca mudança duradoura em sua vida, desenvolva o hábito de começar o dia agradecendo. Por que a gratidão transforma. Mas tem que ser posta em prática. Caso contrário é só mais uma filosofia bonitinha.

Eu particularmente, gosto de começar o dia agradecendo e terminar agradecendo.

2# Faça um esforço consciente para agradecer pelo menos 3 pessoas todos os dias.

Ao permitir que as pessoas saibam o quanto você as aprecia, você aumenta seu próprio senso de valorização e autoestima, e incentiva os outros a fazer parte dessa mesma energia positiva.

Aqui você pode fugir do convencional, se quiser.

Enquanto a maioria das pessoas gosta de receber agradecimento verbal, notas escritas também são boas porque elas podem guardar e reler mais tarde.

Quando eu ainda trabalhava como atendente de telemarketing, com frequência eu costumava compra chocolate para meus colegas de equipe. Eles ficavam muito felizes.

Seja grato às pessoas. Nós até podemos exaltar nossas realizações, nossas conquistas e talentos individuais. Mas quando olhamos atentamente para trás percebemos que o que conquistamos não teria sido possível sem pessoas para colaborar conosco.

3# Jogar o Jogo de Avaliação.

Defina um tempo específico a cada dia para apreciar conscientemente tudo o que você encontrar.

Um momento ideal para fazer isso é no seu caminho para o trabalho.

Apreciar as pessoas que passam, a estrada que você pisa, os carros que permitem que você passe para uma pista diferente, as placas das ruas que tornam mais fácil para você saber para onde você está indo, a chuva que está nutrindo as plantas e árvores, enfim, agradeça. Seja grato!

Olhe para o bem em todas as situações – mesmo aquelas que normalmente vemos como negativas.

Como diz o ditado, “cada nuvem tem um forro de prata.”

Por exemplo, quando Stephen King foi vítima de um acidente de carro há alguns anos atrás, que quase lhe tirou a vida, ele poderia ter focado em culpar o motorista que conduzia o carro que o atropelou ou poderia ter escolhido focar nos graves ferimentos que sofrera.

Em vez disso, quando questionado sobre o que sentiu quando lhe disseram que ele poderia ter morrido, ele respondeu: “Gratidão”.

Quando questionado sobre a culpa do motorista, ele disse: “Graças a Deus ele não foi responsável por minha morte.”

Ele se concentrou em sua gratidão por não ter sofrido algum ferimento mortal, embora estivesse muito machucado.

Você não precisa chegar a um extremo desses ser grato. Basta agradecer as coisas boas que você já tem hoje.

4# Carregue um lembrete físico de gratidão em seu bolso.

Procure carregar com você algum lembrete físico de gratidão. Pode ser um cartão de gratidão, uma pedra da gratidão, um cristal da gratidão, ou algum outro item pequeno, que você possa carregar no bolso.

Um lembrete físico pode trazer você de volta para a sua prática de gratidão quando a sua mente se afastar, se distrair em outra parte com qualquer outra coisa.

Ao checar seu bolso durante todo o dia e sentir seu símbolo de gratidão, você pode usá-lo como um lembrete para focar sua mente na gratidão, respirar e ter um momento para experimentar a emoção da gratidão.

Quanto mais consciente seu esforço para praticar a gratidão, mais fácil será para fortalecer esse hábito diário, e mais poderosa será a sua experiência.

5# Lembre-se de apreciar as menores bênçãos

A melhor maneira de ativar a sua gratidão é reconhecendo os presentes que a maioria das pessoas tomam como concedido, como certo, como sendo seus de direito.

Se você tem comida na geladeira, roupa no seu armário e um teto sobre sua cabeça, você está melhor do que uma boa parte da população do mundo. Agradeça!

Se você pode comer três refeições por dia, você está muito melhor do que quase os 1 bilhão de pessoas no planeta que comem uma vez por dia, no máximo.

Você tem um telefone?

Tem um carro que lhe permite ir para o trabalho ou viajar para explorar o país?

Tem uma família saudável?

Você tem um computador com acesso à Internet para ficar em contato com o mundo, tem acesso à educação, e realizar o trabalho para o qual você é pago?

Você tem água limpa para beber?

Celebre essas bênçãos simples. Estas conveniências diárias são presentes que muitas pessoas no mundo inteiro, não só Brasil, mas no mundo, não tem. Mas você tem.

Essas coisas são tão fáceis e normal para nós que nós as tomamos como certas e não lembramos agradecer. Agradeça!

6# Aprecie-se.

Finalmente, não se esqueça de apreciar suas PRÓPRIAS qualidades positivas e suas realizações.

Além de comemorar seus grandes sucessos, reconheça seus pequenos sucessos diários também. Todos nós precisamos de reconhecimento, mas o reconhecimento mais importante é o que nós damos a nós mesmos.

Um dos mais poderosos meios de reconhecer e apreciar a si mesmo é, fazendo o exercício do espelho.

Este exercício poderoso exige que você aprecie-se por suas realizações do dia, enquanto fala para si mesmo diante de um espelho palavras de apreciação e reconhecimento.

Pode não parecer natural no início se concentrar em apreciar o que você já tem, mas por praticar fielmente os hábitos e Avaliações diárias descritas neste artigo, você vai começar a mudar o seu condicionamento mental, por consequência seu estado de vibração.

Conclusão

Para arrancar com a sua prática de gratidão diária, tire um pequeno momento para compartilhar conosco pelo menos três coisas pelas quais você é grato, deixe aqui nos comentários.

Até mesmo o menor ato de gratidão terá um impacto positivo na sua vida.

Desafio de Gratidão: Diga-me três coisas pelas as quais você é grato, agora!

Estou ansioso para ler o que você compartilhar!

Diga não à ingratidão.

Para se aprofundar ainda mais na pratica da gratidão e transformar sua vida completamente, acesse agora, o programa A GRATIDÃO TRANSFORMA!

Sobre o autor | Website

Meu propósito é intencionalmente inspirar e capacitar as pessoas para aumentar a sua autoconfiança, descobrir o seu propósito de vida e conquistar os seus sonhos mais ousados, a fim de nos transformar no melhor que podemos ser, de dentro para fora.

Baixe GRATUITAMENTE Magnetismo de saúde e riqueza!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários

  1. Humberto Lopes disse:

    Sou grato a Deus e o Universo por estar a viver e com saúde;
    Sou grato a Deus e o Universo pelos filhos que tenho e pela família que constitui;
    Sou muito grato pelo amigo de coração que tenho, como Manuel Garcia, Francisco Tavares que são pessoas sinceras pra mim;
    Sou grato a Deus e o Universo por tudo que tenho (casa, propriedade agrícola, viatura e muitas outras coisas),etc)
    Peço todos os dias a Deus no fim do dia, por ter realizado mais um dia na minha vida

  2. Liliane disse:

    Gratidão por ter recebido este artigo.
    Gratidão por poder ler este artigo maravilhoso.
    Gratidao pela vida e por eu ser o eu sou.

  3. Letícia Loren disse:

    Três coisas que sou grata agora:
    1.) Estar e viver com minha família;
    2.) Acordar cedo amanhã, segunda-feira, porque tenho um emprego;
    3.) Ter conhecido o ViverComProsperidade.