Como as artes marciais usam Mushin para ficar na paz e imparável

Como as artes marciais usam Mushin para ficar na paz e imparável

Se você está procurando desenvolver uma mente mais calma e um corpo mais saudável, então você poderia tentar praticar artes marciais.

Isso pode soar como uma contradição. Afinal, as artes marciais são tudo sobre a luta – e dificilmente poderia promover uma mente calma.

Mas isso é apenas a percepção convencional sobre as artes marciais.

Se você realmente olhar mais profundo e começar a aprender mais sobre artes marciais, você aprende que as artes marciais são sobre a disciplina, calma e defesa. Não há agressão aqui.

E mushin é talvez o exemplo final deste tema – pense nisso como lutando em um estado meditativo!

O que é Mushin?

Como as artes marciais usam Mushin para ficar na paz.

Mushin pode ser vagamente traduzido como “não mente” e é algo com que você pode realmente ter alguma familiaridade.

Se você já foi praticar um esporte e você encontrou-se completamente fixado nesse esporte, então você pode ter notado distrações externas e outros pensamentos simplesmente desapareceram.

Tudo o que resta é você e o jogo e isso resulta em reflexos, precisão e desempenho elevado.

Você para de pensar e deixa seu corpo tomar conta de você – e de repente você se torna muito melhor no combate.

Isso é algo em que os cientistas ficaram muito interessados recentemente.

Na ciência, isso é conhecido como um “estado de fluxo” ou mais precisamente “temporo-hipofrontalidade”. Neste estado, seu córtex pré-frontal fecha-se e você fica simplesmente com seus reflexos.

Nas artes marciais, esta é a meta durante o combate e permite que você pense sem pensar e se tornar eficaz, eficiente e harmonioso.

Pushing hands

Uma maneira de fazer isso é praticando artes marciais como o Aikido.

Cada vez que praticamos qualquer movimento, seja uma dança, uma forma de luta ou os movimentos necessários para tocar um instrumento, isso faz com que os neurônios disparem no cérebro (isso é chamado de “potencial de ação”).

Cada vez que repetimos o mesmo movimento, os mesmos neurônios disparam. E cada vez que isso acontece, a força dessa conexão se fortalece (através de um processo chamado mielinização) e isso torna mais fácil para aqueles neurônios dispararem na próxima vez.

Em última análise, isso resulta em conexões de reforço para o ponto onde um disparo de neurônios provoca uma cascata automática e podemos completar movimentos complexos inteiramente sem pensar.

Este é um treinamento rigoroso e uma prática que eventualmente permite que a mente dê um passo a trás e o corpo possa agir puramente por instinto e reflexo. E isso pode ser incrivelmente esclarecedor.

Isso também pode ser treinado através de algo chamado pushing hands. Aqui, um adversário fica de frente a outro e empurra-os suavemente.

O defensor então precisa reagir a essa energia cinética movendo sua parte superior do corpo para evitar que ele o empurre e eles, em seguida, retornam a energia de volta, empurrando seu oponente.

Em nenhum ponto deve ser “força contra força”, mas sim deve ser como duas árvores de salgueiro balançando ao vento.

Com a prática, um Aikidoka pode desenvolver essa habilidade até o ponto em que eles reagem totalmente sem pensar e pode sair do caminho de qualquer ataque.

Sobre o autor | Website

Meu propósito é intencionalmente inspirar e capacitar as pessoas para aumentar a sua autoconfiança, descobrir o seu propósito de vida e conquistar os seus sonhos mais ousados, a fim de nos transformar no melhor que podemos ser, de dentro para fora.

Baixe GRATUITAMENTE Magnetismo de saúde e riqueza!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!